sábado, 9 de abril de 2016

Analisando o Pai Nosso...


Quando me deparei com esse tema para minha aula, fiquei pensando em como achar a melhor abordagem para não cair na cilada da aula puramente expositiva. Sabe-se que o discurso expositivo apenas, dificilmente prende a atenção das crianças, especialmente crianças de 7 e 8 anos e especialmente as crianças de hoje com tantas distrações que as facilidades tecnológicas atuais possibilitam. Então me pus a pesquisar na net atividades que pudessem se aplicar a essa aula. No site http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/painosso.htm vi um plano de aula que continha uma atividade muito legal. 

A sugestão era 
"colocar em cima da mesa diferentes cartões, com diferentes cores (ou esconder pela sala). Cada pedaço é uma palavra (ou um grupo de palavras) e cada cor forma uma frase da oração Pai Nosso. Dividir em grupos, pela cor, para que formem as frases. Nesse momento o evangelizador distribui tiras de folhas de ofício ou similar para que os evangelizandos colem as frases individualmente. Depois de colada a frase, oportunizar que cada grupo converse cinco minutos sobre o significado do trecho da prece."
Apesar de interessante, essa ideia me inspirou outra que achei que funcionaria melhor com as crianças de meu ciclo de evangelização. Pensei em fazer algo similar a um álbum de figurinhas. Imprimi os cartõezinhos que equivaleriam as figurinhas, recortei-as e espalhei-as pela sala, escondendo-as embaixo das cadeiras.
Os cartõezinhos têm 7,2cm alt x 5,76cm larg. 
Seria proposto aos evangelizandos, primeiramente, uma caça às figurinhas. E assim foi feito. O tempo foi cronometrado. 5min. Eles encontraram tudo em menos de 3min. Algumas crianças ficaram com figuras repetidas, umas tinham mais, outras tinham menos. Bem o que acontece com álbuns de verdade. Incentivamos a troca entre elas e a doação de quem tinha repetida para quem não tinha nenhuma. Foi bem legal.

No entanto, registro aqui algumas coisas que eu faria diferente porque não funcionaram muito bem.
Levei cola líquida mas não deu certo. Levaria muito tempo para eles colarem. Acabamos usando fita adesiva. Fomos de um em um oferecendo as tirinhas. Outra coisa. Apesar de ser legal a questão da troca e tudo mais, perde-se muito tempo com isso. Nossa aulinha dura 60 min, então... temos que tomar cuidado para que a dinâmica não leve o tempo inteiro da aula. Minha sugestão é que já organizem todas as figurinhas de cada álbum e ponha em envelopes pequenos. Quando as crianças forem procurar, encontrarão o envelopinho fechado com todas as figurinhas para preencher o álbum. A diversão será colar as figuras.

Voltando à questão da cola, sugiro que usem cola bastão ou fixem no verso de cada figurinha uma fita dupla face. A cola bastão é bem mais prática que a líquida, mas talvez funcione melhor a fita dupla face.

Para capa do álbum, utilizei papel com gramatura 140 g/m² no tamanho A3 - 297mm x 420 mm. Dobrei ao meio para transformá-lo em uma capinha de livro
Bloco "Filipinho" que já vem com
20 fls do papel utilizado para a capa
Ficou ótimo porque essa gramatura torna o papel mais rígido. O papel A3 dobrado fica do tamanho de um papel A4 inteiro. Então, o albunzinho improvisado ficou do tamanho da maioria dos álbuns de verdade.

Por dentro da capa, você cola papel com gramatura normal para servir de folhas do álbum. Coloco aqui duas opções de colagem: papel com gramatura normal, mas no tamanho A3 ou papel A4 normal. Vamos às imagens para ficar mais fácil de entender. Logo mais gravarei um vídeo e postarei em nosso canal.

Nessa primeira opção, você pode utilizar o papel A3 de gramatura normal, ou seja, maleável como o papel que utilizamos no dia a dia para impressão de textos. Dobra-se ao meio da mesma forma que o papel rígido e cola só no vinco. Cola tantas folhas forem necessárias. Elas vão ficar presas somente no meio e poderemos folhear o álbum como folheamos uma revista, por exemplo.

A outra opção é para quem deseja utilizar o papel A4 normal que já tenha em casa. É mais simples e terá um efeito parecido. Na colagem, o papel A4 vai ser colado no lado direito da capa aberta. Sempre nesse lado. Passa um pouco de cola na borda esquerda  do   papel,
em mais ou menos 0,5cm ou 1cm de largura da borda para dentro. Cola as folhas umas sobre as outras, sempre desse mesmo jeito, na quantidade que queira ou precise de folhas para o seu álbum. Folheando vai ficar parecido com o efeito revista da opção anterior. É só deixar a cola secar bem, tá? Cola normal mesmo. Escolar.

Preste atenção nas dicas. Quem ficar com essa última opção do papel em tamanho A4 mesmo, pode colar as folhas já impressas com a orientação de colagem das figurinhas. Vou deixar o link para o arquivo em pdf pronto para imprimir.
Quem tiver impressora que receba papel A3, pode imprimir também. Eu particularmente não tenho. Por enquanto, vou deixar somente o arquivo para papel A4, mas depois deixo o A3 também para quem desejar.
Segue link para folhas do álbum. Fiz apenas 3 folhinhas. Se quiserem podem acrescentar outras folhas com modelos de prece. Tem um livrinho muito bom para isso, intitulado "Meu Livrinho de Orações (Preces Infantis)" de Clóvis Tavares. Lá vocês encontrarão modelos de prece para várias situações.
Os links:
Figurinhas prontas para recortar:
http://www.4shared.com/office/Y5FLTajTba/Figurinhas.html
Folhas do álbum:
http://www.4shared.com/office/_4UKlj_0ba/Folhas_do_lbum.html
Arquivo em power point com apresentação do Pai Nosso para explicar às crianças por frases:
http://www.4shared.com/office/y89TgiBJce/painosso.html

A apresentação em power point foi retirada do site Seara do Mestre também. O link está no primeiro parágrafo. Isso para quem quiser deixar os meninos à vontade com as figurinhas, tendo o primeiro contato com as frases do Pai Nosso de forma lúdica e livre. Pode-se deixar a explicação para depois que eles terminem a colagem.

Quem quiser pode fazer diferente. A cada figurinha colada já se pode ir trabalhando com eles o sentido da frase que consta da mesma.

A nossa bibliografia de estudo e orientação para o planejamento da aula "Analisando o Pai Nosso":
1. Evangelho (Mt 6:9-13; Lc 11:2-4)
2. Evangelho segundo o Espiritismo (cap. XXVIII)
3. Iniciação ao Espiritismo de Therezinha Oliveira - Coleção: Estudos e Cursos (Cap. 27 "A Oração Dominical")

É só isso, meus amores! Beijos e até a próxima!