sexta-feira, 18 de março de 2016

Retorno à escolinha depois das férias de fim de ano

Oi, gente querida! 

Tô um pouco atrasada nessa postagem mas não queria deixar de passar pra vocês minha experiência com o roteiro de aula que aplicamos, em nossa escolinha, no 1º dia de aula de evangelização pós-férias de final de ano.

É sempre uma preocupação a forma como iremos recepcionar nossas crianças. 

Afinal de contas, elas vêm de um período de férias em que estavam, na maior parte do tempo, dedicando-se a brincadeiras e diversão. Nosso esforço é para que elas sintam que a diversão não acaba com o retorno ao compromisso de frequentar as aulinhas uma vez por semana. 

E embalados pelo firme desejo de encher os corações de nossos evangelizandos, e os nossos também, de alegria e contentamento nessa volta às nossas atividades, buscamos, pesquisamos e encontramos um modelo de plano de aula muito legal no http://peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com.br

que nos inspirou a montar o seguinte roteiro: 

A dinâmica de apresentação "A Teia do Envolvimento" foi retirada do site 
http://www.esoterikha.com/downloads/dinamica-apresentacao-teia.php . Forma muito interessante de apresentação e de "quebra do gelo" que consiste no seguinte:

Material utilizado: Um rolo de barbante. 

Procedimento: O facilitador deverá procurar um local que comporte todos os participantes e solicitar que façam um círculo que pode ser em pé, sentados no chão ou em cadeiras. 

1. O facilitador toma a iniciativa, pega o rolo de barbante, amarra a ponta em seu dedo indicador e faz sua apresentação pessoal, dizendo seu nome.

2. Logo em seguida o facilitador da brincadeira escolhe um evangelizando e joga com cuidado o rolo de barbante para que este o pegue. 

3. Já com o rolo de barbante na mão, o facilitador pede que o evangelizando enrole o barbante em seu dedo indicador e que da mesma maneira faça uma apresentação pessoal, dizendo seu nome.

4. Feita a apresentação, a criança deverá manter o barbante preso em seu dedo indicador e arremessar o rolo para outra criança. O jogo prosseguirá nessa dinâmica, até que o ultimo jogador faça a sua apresentação. 

5. Assim que todos tenham se apresentado, o facilitador pede que todos olhem a teia que foi formada com o barbante e pede para que analisem para ver se encontram alguma forma geométrica ou desenho que lembre alguma coisa. 

6. Agora o facilitador pede ao ultimo participante que desenrole o fio e arremesse o rolo para o evangelizando que jogou o rolo para ele, e este, que está arremessando o rolo, deverá dizer o nome da criança que passou para ele, praticamente repetir o que foi dito e assim por diante.

7. O jogo prossegue nessa sistemática até que o rolo chegue às mãos do evangelizador. Portanto, ele deverá apresentar a turma à última criança.

A dinâmica original pede que além de dizer o nome, a pessoa fale um pouco sobre si, dizendo o que gosta de fazer e algo mais.

Fizemos apenas a apresentação dos nomes para não levarmos muito tempo e podermos executar todo o plano de aula.

Após a dinâmica, com todos sentados em seus lugares, mostrei-lhes uma caixa e comecei a falar, empregando tom de suspense, que ali dentro tinha uma coisa que poderia mudar o mundo. Brinquei um pouco, desafiando-os, dizendo que era impossível eles descobrirem. Isso já os deixou em alvoroço, muito animados e curiosos. 

Em seguida, eu lhes disse que revelaria o segredo da caixa a cada um deles. Um por um. E quem descobrisse não poderia contar pra ninguém. Tinha que guardar segredo. Dava gosto ver a excitação no rostinho das crianças. E assim foi feito. Levei um por um pra um corredor que ficava escondido da sala e mostrei o espelho. Foi uma delícia ver as carinhas de surpresa e contentamento. Acharam muita graça e riram bastante. Cada um voltava para o seu lugar sem conter o riso, o que aguçava ainda mais a curiosidade de quem não tinha visto ainda.

Depois de todos terem visto, fizemos uma pequena reflexão em torno do que viram na caixa a partir do seguinte questionamento: Porque foi dito que na caixa tinha algo que poderia mudar o mundo, se nela tinha apenas um espelho? E os comentários foram bem pertinentes.

Prosseguimos no roteiro, propondo aos mesmos que pensassem em uma virtude que gostariam de desenvolver em si mesmos durante o ano para transformar-se. A proposta era:

TRANSFORMAR O MUNDO A PARTIR DE SUA TRANSFORMAÇÃO INTERIOR.

Todos disseram suas virtudes, inclusive os tios evangelizadores, as quais foram escritas em papeizinhos em formato de coração.

Guardamos os papeizinhos para retomá-los ao final do ano, a fim de avaliarmos o que conseguimos de progresso com relação à aquisição da virtude escolhida.

Para relembrarmos de vez em quando, durante o ano, foi escrito no crachá, a virtude que cada um escolheu. Postarei aqui, em breve, o modelo de crachá adotado.

Por hoje é só, queridos.

Um abraço.

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